Ninguém pode se considerar "professor" se aqueles a quem ensina nada aprendem.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Empreste a bola


Tinha uma situação, quando era pequeno, que sempre acontecia, não importava aonde estivesse, não importava com quem estivesse, essa situação era sempre presente e sempre acontecia da mesma forma.
Sempre que íamos jogar bola com algum amigo, sempre depois de um tempo chegavam mais pessoas para jogar e continuávamos jogando, até que chegava um número exagerado de pessoas e tínhamos que começar a montar times, para nos revezarmos em quadra.
Porém o problema disso é que sempre havia uma hora em que o dono da bola perdia o jogo e tinha que ficar esperando acabar o jogo, mas a situação que sempre acontecia é que, quando isso ocorria, o dono da bola falava que tinha que ir embora e levava a bola com ele, deixando aquela multidão de crianças sem bola alguma para jogar e acabando com a brincadeira de todos.
Uma coisa que notávamos nisso é que quem detinha a bola tinha o poder, por isso sempre acabávamos deixando o dono da bola, por pior que ele fosse, no melhor time, para que ele não fosse embora e acabasse com a nossa brincadeira.
Pode parecer uma comparação até errônea, mas a mesma coisa acontece em nosso dia-a-dia espiritual.
“Ai de vocês, peritos na lei, porque se apoderaram da chave do conhecimento. Vocês mesmos não entraram e impediram os que estavam prestes a entrar!” Lucas 11:52

Jesus estava falando com os fariseus, até que um mestre da lei se manifestou e disse que o Senhor Jesus estava insultando os mestres da lei, falando aquelas frases pesadas, e aí Jesus começou a falar sobre os mestres da lei e uma das frases que Ele disse foi essa acima que muito me marcou.
Nós aceitamos a Cristo como Senhor e Salvador de nossas vidas, a partir daí recebemos um conhecimento imenso do grande amor de Deus, o mundo, que outrora era escuridão e desespero, se torna esperança e meta de paz e amor, nós começamos a entender o sentido da vida, os acontecimentos da vida e a razão para existirmos, coisas que não tínhamos como saber antes de recebermos o Espírito de Deus em nós.
Nós começamos a aprender mais e mais do amor de Deus e Ele, por sua infinita graça e amor para com os que o amam, começa a nos ensinar com Seu Espírito Santo todas as coisas, sem distinção, começa a nos encher de sabedoria e conhecimento.
Quando isso acontece nós nos tornamos como os mestres da lei dos tempos de Jesus, recebemos um conhecimento que o povo não tem e assim o detemos em nossos corações.
Mas a questão não é termos ou não conhecimento de Deus, mas o que nós temos feito com isso?
Os mestres da lei, dos tempos de Jesus, tinha tudo para conhecer a Deus, tinham todas as ferramentas necessárias para conhecer a Sua Vontade, mas não entravam pela porta do Conhecimento de Deus, não se deixavam instruir pela Palavra, que estavam em suas mãos e, além disso, não deixavam que ninguém entrasse por essa porta, porque eles, no auge de seus egoísmos, não compartilhavam esse conhecimento.
Da mesma forma que o menino, dono da bola, segurava a bola e não deixava com que os outros jogassem nos meus tempos de infância, assim faziam os mestres da lei, não “emprestando a bola do conhecimento” para os que estavam sedentos para jogar bola.
Meu irmão, temos passados por tempos de grande necessidade dos povos que estão ao nosso lado, eles clamam pedindo para que alguém os salve, para que alguém lhes ensine o sentido da vida e as Verdades sobre Cristo, eles podem não entender o que procuram, mas nós, como seguidores de Cristo, sabemos que o que eles procuram está em Deus, e o que nós temos feito?

NADA!

Nós não temos falado da Verdade quando temos chance, não temos evangelizado quando temos oportunidade, não temos anunciado a Cristo, mesmo que a Palavra esteja na ponta de nossas línguas, não temos dado bom testemunho, mesmo que conheçamos o caminho para isso.
Nós temos sido como os mestres da lei ou como o “menino dono da bola”, que não joga e não deixa que ninguém jogue, ou que não aproveita o conhecimento que tem em mãos e não deixa que ninguém se aproveite desse conhecimento.
Hoje o Senhor nos ensina, através de Sua Palavra, para que não sejamos como o menino dono da bola, que não deixemos os outros sedentos para jogar bola, quando temos como emprestar a bola à eles, que nós não deixemos os outros sedentos pela Palavra, quando a temos em nossos corações, pronta a ser dita.
Faça a vontade de Deus, desfrute o conhecimento de Deus e o espalhe pelo mundo e assim Deus se alegrará.
Empreste a bola do conhecimento de Deus à todos quanto pedirem, para a glória de Deus!
Deus o abençoe a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário