Ninguém pode se considerar "professor" se aqueles a quem ensina nada aprendem.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Bons técnicos, bons líderes.

Assistindo o jogo da França contra a África do sul me deparei como todos que assistiram a uma cena lamentável, mas ao meu parecer perfeito para um técnico que se valoriza e não teme a nada. Falo do Parreira, pense num homem que me fez sorrir e me lembrar da minhas peladas (não de as costas nem me ignore quando estiver falando – senão fica ruim, KKKKK). Não estou fazendo apologia à intriga, mas a firmeza, o técnico da França Domenech afinou com a pegada do Parreira no braço dele com roupa e tudo e um auxiliar não teve coragem de nada, eita técnico bom. Então reflita nessa imagens, textos e fotos um pouco de como se deve ser um técnico-líder.
     Para ser considerado um líder exemplar é preciso conseguir ótimos resultados com a equipe. No esporte não seria diferente, uma vez que o objetivo é o mesmo: alcançar resultados através da influência sobre as pessoas. Podemos dizer que mais uma vez a diferença está na equipe, no time e na tarefa a ser executada. Como as pessoas são sempre diferentes uma das outras, as atitudes do líder precisam ser adaptadas a cada equipe. O estilo de liderança aplicado pode e deve variar em cada caso. O técnico Felipão, por exemplo, é um líder que procura fazer com que todos se sintam importantes e valoriza o trabalho em equipe. Não é suficiente ter só Ronaldos no time e pensar em atacar o tempo todo. A defesa também é extremamente importante.
     O Romário é muito bom, mas quando não foi convocado para a última Copa, muito questionaram. Acontece é que suas características são incoerentes ao estilo de liderança do Felipão. Afinal, Romário é um jogador individualista e não sabe trabalhar bem em grupo. É claro que é necessário ter talento, mas, principalmente, é fundamental saber jogar em equipe, sem esquecer da necessidade de se formar e se identificar outros líderes no time. Num jogo de futebol, o capitão pode fazer a diferença, assim como fizeram “Dunga” e “Cafu”.
     Os profissionais com talento e habilidades especiais, que desenvolvem e buscam os conhecimentos necessários e que tomam atitudes nos momentos certos, se destacam dos demais e são procurados no mercado tornando seu passe mais valorizado. Eles não ficam sem trabalho e podem até escolher em qual empresa trabalhar. Para conseguir bons resultados, alguns tópicos devem ser observados:
     - Monte estratégias e tenha coragem de ir em frente, enfrentando a pressão da incerteza.
     - Adote comunicação direta, falando o que acontece para não serem difundidas só as más notícias.
     - Evite deixar a equipe em pânico, principalmente, quando tiver de lidar com a pressão do tempo.
     - Vença a pressão do grupo, cuide bem dele.
     - O torcedor pode até não ter razão, mas é a razão do clube que prevalece. - Pressões por resultados são superadas democratizando as decisões sobre as metas futuras.
     - E, finalmente, é preciso vencer a pressão por diversidades. Invista nessa idéia. Ela dá trabalho, mas enriquece o debate e a criatividade.


Caracteristicas de um Técnico-líder












Nenhum comentário: